Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

terça-feira, maio 28, 2013

Configurar o Windows 8 - Painel de Controle


Passo 1 - 3
Quem necessita efetuar alterações na configuração de seu Windows 8, especialmente quando recém instalado, é certo que terá de clicar em Iniciar > Painel de controle > Sistema, conforme mostra a ilustração a seguir.
Clique na ilustração para aumenta-la a fim de ver melhor. Depois clique na seta superior esquerda do navegador para retornar.

Passo 4
Selecione a opção Configurações Avançadas do sistema e terá acesso a mais de 6 locais importantes.
 Irá abrir a tela de Propriedades do sistema, conforme mostra a ilustração a seguir.
Passo 5
Clique na aba Nome do Computador
Aqui teremos a Identificação da Rede, bem como o local onde poderemos ver e alterar o Grupo de Trabalho.
 
Passo 6
Aba Hardware onde temos o Gerenciar dispositivos. Ele também pode ser acessado ao clicar com o botão direito do mouse em Computador e selecionar Gerenciar.
 
Na aba Avançado, temos dois botões de configurações...
Passo 7
Marque a opção de não reiniciar automaticamente clicando nessa caixa de seleção.
Passo 8
Configura a Memória Virtual de modo a deixar os valores mínimo e máximo iguais, como por exemplo 2048 KB.
 
Passo 9
Aba Proteção do Sistema
É onde podemos Criar um Ponto de Restauração ou Restaurar o Registro do Windows para uma posição salva anteriormente.
Convém destacar que isso não irá adicionar ou remover aquelas pastas que estavam em Arquivo de Programas. Mas é muito útil quando vamos iniciar uma série de testes para ver qual o melhor programa para recuperar dados perdidos num pen drive ou num HD, por exemplo. Quando instalamos um programa novo, testamos e não gostamos, basta usar a Restauração a um ponto anterior. É importante que se tenha criado previamente esse Ponto de Restauração, antes de instalar o programa a ser testado.
Alguns programas fazem essa criação de forma automática antes de iniciar a sua instalação.
Convém destacar que alguns programas e aplicativos causam muitas alterações no Registro do Windows, criando muitas entradas. Ao usarmos o Remover Programas, muitas delas não são removidas como deveriam. Isso só se consegue com a Restauração a um Ponto anterior.
 
Passo 10
Aba Remoto
É aqui que marcamos o Permitir Assistência Remota bem como a opção de Permitir Acesso Remoto. Com ele, algum técnico poderá ajuda-lo na configuração do seu sistema.
Aconselho deixar esta opção sempre desmarcada, e só acioná-la quando necessitar usar esse recurso.
É útil quando estamos viajando e necessitamos trabalhar em nosso computador à distância. Basta que alguém ligue o mesmo e marque essa opção.
Caso não tenha ninguém que saiba fazê-lo, deixe ela marcada e o computador desligado.
Basta alguém apertar o botão ligar e iniciar com uma senha.

Limpeza do Registro e do Disco
Um excelente software gratuito é o AML Registry Cleaner.
Entre em http://www.amltools.com/ e faça o download clicando mais abaixo dessa página em Download Now. Atualmente está na versão 4.25. Roda em diversas versões do Windows, inclusive no 8.
Passo 1
Caso não tenha feito, faça um Backup do Registro do seu Windows clique no botão Create Registry Backup.
Irá aparecer um nome com a data atual desse backup.

Passo 2
Logo a seguir clique em Scan para efetuar uma varredura do seu registro e verificar os erros existentes. Poderão haver algumas dezenas e até milhares de erros.

Passo 3
Uma vez completado o Scan, clique em Fix All.
É necessário confirmar para que seja feita a eliminação.

Passo 4
É importante entrar em Disk Clean a fim de excluir os Arquivos Temporários (Temporary Files), Recent Files, Temporary Internet Files e os malditos Cookies.
Não se espante se aparecerem mais de 20000 arquivos indesejáveis.
Sua limpeza irá economizar espaço em disco.
Os Cookies são uma INVASÃO DE PRIVACIDADE que os sites visitados gravam  arquivos .txt em seu computador a fim de saber suas preferências e por onde você anda na Internet.
É muito comum eu pesquisar produtos e preços na Internet, no Brasil e no exterior, antes de ir às lojas. Eu olhei um condicionador de ar Split de determinada marca.
A partir daí, quando eu abro as buscas no Google, sempre aparecem ofertas desse produto e de uma dessas revendas.
É certo que não comprarei delas, a menos que o preço e as condições sejam muito melhores. Não gosto desse tipo de invasão.

Marcadores: , , , , , ,